quarta-feira, 16 de abril de 2014

Gincana é a atividade do dia na Casa do Menino


Nesta tarde todos os 38 jovens envolvidos no projeto Construindo Cidadania, da Casa do Menino, participaram de uma gincana na Instituição, celebrando a páscoa.
A atividade era uma caça ao tesouro. Através de pistas que traziam também uma mensagem de reflexão, os adolescentes descobriam onde estavam escondidas as outras pistas. Eles foram divididos em cinco equipes, coordenadas pelos diretores e colaboradores da Casa. A prova valia 10 pontos no total, e a equipe vencedora fez 6 pontos.
No final o Padre Ricardo Alexandre Fidélis, presidente da Instituição, contou a história da Páscoa para os jovens, deu a benção e fez uma oração em conjunto com todo os presentes.

Confira as fotos!

 Equipes da Gincana com seus líderes!
 
 Adolescentes procuram as pistas na Casa do Menino
 
 Adolescentes recebem ovos de Páscoa
 
Padre Ricardo Alexandre Fidélis leva a palavra e a benção na Casa do Menino

terça-feira, 15 de abril de 2014

Casa do Menino celebra Páscoa




Uma gincana bem interativa, recheada de atividades acontece nesta quarta-feira, 16 de abril, na sede da Casa do Menino. A brincadeira é para divertir os adolescentes envolvidos no projeto Construindo Cidadania, e para os participantes dos projetos e cursos profissionalizantes da Casa. Os jovens ainda devem ganhar ovos de páscoa que foram doados por parceiros da instituição.

O presidente da Casa do Menino, Padre Ricardo Alexandre Fidélis, ainda vai falar sobre o verdadeiro sentido da Páscoa. A ideia é que os adolescentes levem a mensagem cristã para suas famílias!

A partir de amanhã, você pode conferir aqui no nosso blog, fotos do evento!

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Casa do Menino desenvolve atividades!

De segunda a sexta-feira funciona o projeto "Construindo Cidadania", que oferece aos adolescentes que frequentam a Instituição, oficinas de esporte, dança, pintura, culinária e recreações.

 Adolescentes reunidos para o Café da Tarde
 
Garotos se preparam para o jogo de futebol 
 
A Casa do Menino recebe alunos de outras instituições para uma partida de futebol
 
 Garotos da Casa do Menino passam pelo aquecimento
 
  Garotos da Casa do Menino passam pelo aquecimento
 
Oficina de pintura em tela na Casa do Menino

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Nova diretoria da casa do menino realiza primeira reunião


Readequações nos projetos devem ser feitos até o fechamento do semestre

A nova diretoria da Casa do Menino fez sua primeira reunião. O Padre Ricardo Fidélis, presidente da Instituição no biênio 2014-2016, contou que ficou decidida uma readequação do projeto pedagógico que rege a organização. A idade dos adolescentes e o tempo que eles passam na Casa devem ser repensados também, bem como o estatuto e as normas da ONG.
O projeto “Construindo Cidadania” que é feito com adolescentes entre 12 e 17 anos em situação de risco social, oferece aulas de artesanato, de informática, atividades esportivas e de recreação, e foi agraciado com a ajuda do Criança Esperança no ano passado. Em 2014 ele não conta mais com a ajuda financeira do projeto da Rede Globo em parceria com a Unesco, mas não vai acabar, vai apenas passar por algumas modificações.
De acordo com o novo plano pedagógico que está passando por avaliação, existe possibilidade de o tempo de permanência no projeto ter duração de dois anos, e posteriormente o jovem será redirecionado para um curso profissionalizante que poderá fazer na própria Instituição. “A gente avaliou e viu que é possível concluir nosso objetivo com os jovens no projeto em um período de dois anos, a partir desse tempo, o adolescente será reencaminhado para um curso profissionalizante. Agora, nós vamos buscar as parcerias para esses cursos”, explica o presidente da Casa do Menino, Padre Ricardo Fidélis.
A previsão é que essas adequações no projeto pedagógico fiquem prontas até o mês de julho, no fechamento do semestre. Até o momento os projetos funcionam normalmente. A Casa, que funciona há quase 40 anos na cidade, atende cerca de 150 pessoas, entre os adolescentes que fazem parte dos projetos e as pessoas da comunidade.

A Casa do Menino fica na Avenida Nenê Sabino, 160, no bairro Santa Marta. O telefone para contato é (34). 3313-7863

Casa do Menino celebra posse de nova diretoria


Padre Ricardo Fidélis continua por mais dois anos à frente da ONG
 

Uma cerimônia solene, com missa e coquetel, foi realizada no dia 27 de fevereiro, na sede da Casa do Menino para celebrar a posse da nova diretoria. O padre Ricardo Alexandre Fidélis continua como presidente, no biênio 2014-2016 e quem assume a vice-presidência é Claudio Antônio de Faria. A secretária de Desenvolvimento Social Ângela Dib esteve à frente da Casa até 2011, quando o padre Ricardo Fidélis assumiu e ficou durante o ano de 2013.
O evento reuniu cerca de 50 parceiros entre funcionários, voluntários, membros da antiga diretoria, e alguns adolescentes e famílias que participam dos projetos da Casa, e o presidente padre Ricardo Fidélis já faz planos para a Instituição. “Já temos algumas coisas em vista. Adaptações na estrutura física da sede da Casa e uma revisão na parte pedagógica também. Nós vamos fazer uma reunião e ponderar o que precisa ser melhorado. Estamos todos muito animados.”
A ex-presidente da Instituição, Ângela Dib, fez um balanço sobre sua gestão. “De 2012 até aqui, conseguimos uma parceria com o projeto Criança Esperança que foi muito benéfica pra casa, todos os projetos propostos funcionaram e o objetivo está sendo alcançado, a Casa do Menino contribui de forma eficaz com adolescentes em situação de risco social.”
A Casa atende 40 adolescentes através do projeto “Construindo Cidadania” que funciona de segunda a sexta-feira das 12h às 17h e cerca de 120 pessoas da comunidade nos cursos de iniciação profissional nas áreas de Empreendedorismo, Técnico Administrativo e Informática, e nas oficinas de pintura em tela e pintura em madeira. O objetivo é oferecer aos adolescentes atividades educacionais, culturais, esportivas, e de lazer.
A Casa do Menino fica na Avenida Nenê Sabino, 160, no bairro Santa Marta. O telefone para contato é 3313-7863.